soluções inovadoras

soluções inovadoras

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mais de 5 mil toners falsificados da Lexmark foram apreendidos no Brasil em 2013

Número é 3% menor que o registrado no ano anterior e equivale a R$ 3 milhões recuperados

Em um ano, a empresa recebeu mais de 200 denúncias por meio do seu canal de proteção ao consumidor

Uma das maiores companhias do setor de tecnologia e referência global em produtos, softwares e serviços de impressão e imagem, a Lexmark tem atuado de forma bastante efetiva para combater a pirataria no Brasil. Além de trabalhar em parceria com órgãos públicos, entidades e outras organizações afetadas por esse problema, a empresa conta com o LexProtect, um serviço de atendimento criado especificamente para que clientes, revendas e parceiros denunciem suspeitas de produtos falsos.

Em 2013, esse canal recebeu 210 denúncias, que resultaram em 23 processos judiciais. Esse recurso, aliado a outros esforços, permitiram que fossem apreendidos no ano passado 5,3 mil toners e cartuchos falsificados da marca, estimados em R$ 3 milhões, uma queda de 3% em relação a 2011.

“Os criminosos recarregam as carcaças de nossos cartuchos com pó de toner de qualidade inferior, forjam embalagens, adesivos e comercializam os produtos como se fossem novos e originais”, explica Aimberê Maciel, diretor de canais e suprimentos da Lexmark. Ele acrescenta que a maior parte das denúncias recebidas pelo LexProtect é proveniente de órgãos governamentais. “Ajudamos, por exemplo, a desmantelar quadrilhas que atuavam com empresas de fachada para participar de licitações públicas para a aquisição de produtos de informática”, destaca o executivo.

Ano a ano, o LexProtect tem efetivamente contribuído para reduzir o número de produtos falsificados que entram no mercado. Prova disso é que, em 2009, dos produtos analisados, 31% eram falsos; em 2010, esse número caiu para 25%; em 2011, para 21%; em 2012, para 18% e, no ano passado, o percentual foi de 15%.

Outra iniciativa da Lexmark foi a definição de um contrato de licença de exclusividade entre a matriz da companhia e a subsidiária brasileira para importação e distribuição de seus produtos no Brasil, averbado junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Desta forma, a empresa também vem combatendo os crimes de contrabando e subfaturamento, praticados com o objetivo de não recolher os impostos devidos e obter vantagem competitiva desleal. Entre as fraudes, está a importação de produtos com declaração de valores reduzidos ou classificados erroneamente.

Quando suspeitar que adquiriu um suprimento falsificado ou contrabandeado da Lexmark, o cliente deve contatar o LexProtect pelo telefone 0800-702-5352 ou então acessar o site, no qual encontrará um aplicativo gratuito que verifica online a autenticidade do produto. Caso a dúvida não seja esclarecida, os técnicos solicitam o envio do produto para análise e, em um prazo de até dois dias, retornam para o cliente. Se comprovada a fraude, orientam sobre o procedimento a ser adotado.


5 maneiras de verificar se um cartucho é produto original da Lexmark

ü  Conheça os valores de mercado dos produtos originais da Lexmark antes de fazer uma compra;

ü  Certifique-se de comprar produtos somente da Lexmark ou de um distribuidor ou revendedor autorizados. Desconfie de sites comerciais internacionais e sites de leilão na Internet que ofereçam cartuchos da Lexmark;

ü  Embalagens que pareçam ter sido adulteradas, relacradas, com selo recolocado ou que pareçam reutilizadas podem não conter um produto original da Lexmark;

ü  Para ajudar na autenticação, a Lexmark utiliza, na maior parte das embalagens de seus suprimentos de impressora, etiquetas de segurança que mudam de cor. Quando olhada diretamente, essa etiqueta é branca e a letra “L” e o diamante característico da marca aparecem em vermelho e dourado. Já quando a etiqueta é inclinada, a listra muda para um azul brilhante e os caracteres elevados ficam azuis e, em seguida, prateados.


ü  A Lexmark incorpora números de série à maioria das embalagens de suprimentos de impressora. A serialização é um sistema de localização e rastreamento global que possibilita à empresa acompanhar, do início ao fim, o ciclo de seus produtos nos distribuidores, revendedores e clientes.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Planta de reciclagem da Lexmark conquista certificado R2

A cada dia, milhares de cartuchos de toners vazios são processados como parte do Programa de Recolhimento de Cartuchos Lexmark (conhecido como LCCP – Lexmark Cartridge Collection Program) em Juárez, no México, onde a totalidade desses cartuchos recolhidos é reutilizada ou processada. Recentemente, somando-se à sua lista de conquistas ambientais, a planta de LCCP em Juárez foi reconhecida com o certificado R2, de grande importância na indústria.

O certificado R2 (relativo à reciclagem responsável) foi introduzido em 2008 por um grupo composto por várias instituições e empresas relacionadas ao tema, incluindo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), como uma ferramenta para promover o uso de práticas responsáveis com o meio ambiente através das indústrias de reciclagem de produtos eletrônicos.

A certificação R2 mostra aos clientes que a Lexmark dispensa uma atenção especial com o tema do meio ambiente, priorizando suas responsabilidades ambientais. Além disso, mostra que a empresa possui um sistema de prosseguimento e prestação de contas de todos os materiais recuperados através de seu Programa de Recolhimento de Cartuchos, o que cumpre com os mais altos padrões da indústria e as melhores práticas, além de ser uma empresa líder em operações, segurança e desempenho ambiental.

Desde 1996, os clientes da Lexmark têm utilizado o LCCP para devolver milhões de cartuchos laser da Lexmark para sua reutilização responsável ao final de sua vida útil ou reciclagem. A certificação R2 é o último feito para a equipe que impulsiona esse importante programa.

A planta de LCCP em Juárez já conquistou anteriormente outras certificações ambientais, como o ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 9001. A instalação, de 10 mil metros quadrados, é também um edifício com certificação LEED Gold.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lexmark é líder no mercado de multifuncionais inteligentes, segundo o IDC MarketScape

A Lexmark International, Inc. (NYSE: LXK ) foi reconhecida como líder no mercado de multifuncionais inteligentes (MFPs), segundo o relatório IDC MarketScape 2013 Smart MFP, que analisa as estratégias e os recursos atuais de empresas com estas ofertas.

Segundo o IDC, líderes são as empresas que guiaram e continuam a guiar o mercado, tanto em amplitude de ofertas quanto na intenção estratégica. Além disso, o relatório observa que "a Lexmark também detém uma posição de liderança em serviços de gestão de impressão, assim como um extenso ecossistema de software".

O relatório também observa que "mais do que a maioria dos fornecedores, a Lexmark se orgulha de poder desenvolver tecnologia própria. A empresa tem desenvolvido internamente ou adquirido não apenas as tecnologias de hardware, mas também várias soluções de software que visam diferentes vertentes, como mobilidade, soluções em nuvem, captura, gestão de conteúdo e processos, bem como serviços gerenciados de impressão. A intenção de tal esforço dá a Lexmark vantagens em capacidade de resposta e uma maior habilidade de personalizar soluções que melhoram processos end to end" .

Citações de apoio:

De acordo com o relatório da IDC MarketScape: "A empresa (Lexmark) já detém uma posição de liderança no mercado de serviços gerenciados de impressão, e seu portfólio de multifuncionais A4 é um elemento fundamental para isso. O foco da empresa em software e processos de negócios se diferencia de muitos concorrentes, e conduz a Lexmark a um alto crescimento nas oportunidades de mercado. A Lexmark também está bem estabelecida, com uma forte estratégia vertical de saída ao mercado, e tem uma presença significativa em cenários onde se faz um uso intensivo de documentos, tais como varejo, bancos e governo".

"As multifuncionais inteligentes são fundamentais para ajudar os nossos clientes a resolver seus desafios de informações não estruturadas, já que colocam a seu alcance um amplo conjunto de soluções - muito além de ambientes de impressão tradicionais", disse Marty Canning, vice-presidente executivo da Lexmark e presidente de Soluções de Imagens e Serviços. "Estamos orgulhosos deste reconhecimento da IDC, que aponta nossa liderança tecnológica, e continuamos fortemente comprometidos com o desenvolvimento de dispositivos inovadores e soluções que agregam valor imediato e sustentável para todos os nossos clientes".

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Soluções da Lexmark otimizam o dia a dia dos departamentos de recursos humanos

Combinação de multifuncionais com o software ImageNow transforma os processos ligados à gestão de pessoas
Uma das maiores companhias do setor de Tecnologia, a Lexmark vem ampliando a oferta de soluções de impressão e gestão de conteúdo voltadas à área de Recursos Humanos. O objetivo é, por meio da integração entre equipamentos, softwares e serviços, contribuir para a redução de custos e o aumento de eficiência dos processos relacionados à gestão de pessoas.
Muitas empresas optam por ter a maioria de suas transações de RH em sistemas em linha. Contudo, a contratação e o onboarding de colaboradores (a integração bem-sucedida de um funcionário) são funções que comumente envolvem documentos em papel provenientes de pontos distintos. Às vezes, empresas ainda recebem currículos e solicitações em papel. Além disso, notas do entrevistador devem ser compartilhadas entre a equipe de contratação e, uma vez que a oferta de trabalho seja aceita, muitos documentos precisam ser assinados e escaneados.
As soluções da Lexmark podem simplificar e tornar mais eficientes esses processos. O ponto de partida está em suas próprias máquinas. A interface gráfica e-Task dos dispositivos multifuncionais de rede da Lexmark, que pode ser adaptado a um usuário, grupo de trabalho ou empresa, através de ícones intuitivos permite identificar e selecionar rapidamente o processo de trabalho desejado.
Através da e-Task, o dispositivo pode ser configurado pelo RH para que seus membros possam selecionar currículos e enviá-los eletronicamente às áreas interessadas; selecionar e imprimir formulários ou folhetos sob demanda; digitalizar documentos de funcionários e salvá-los diretamente em pastas da rede ou simplesmente copiá-los e enviá-los por fax ou e-mail. A tela tátil colorida pode ser personalizada e, entre suas vantagens, está a opção de escaneamento frente-verso, função de cópia avançada e autenticação de usuário para maior segurança.
Aliada aos equipamentos, a Lexmark oferece uma solução de Seleção e Contratação de Pessoal, que agiliza o processo de contratação de novos colaboradores e permite registrá-los rapidamente na empresa, ao mesmo tempo em que libera a equipe de RH para tarefas administrativas que levam mais tempo, proporcionando à gerência acesso imediato a informações-chave. Essa ferramenta é capaz de notificar automaticamente todos os departamentos sobre novos contratados, além de promover acesso mais rápido a informações de colaboradores em processo de contratação.

“Os dispositivos multifuncionais da Lexmark e o software ImageNow simplificam processos de contratação e incorporação de novo pessoal, ao reduzir enormemente o uso de papel. O resultado disso é uma melhor comunicação e uma rápida execução de projetos, permitindo que a gerência de pessoas e outros empregados de RH possam dedicar seu tempo e esforços a tarefas mais importantes”, declara Dagoberto Castex, gerente regional de software da Lexmark para a América Latina.