A Lexmark
International, Inc, (NYSE: LXK), uma das maiores
companhias do setor de Tecnologia e referência global em produtos, softwares e
serviços de impressão e imagem, promove uma verdadeira revolução neste mercado,
ao aliar a comercialização de equipamentos (multifuncionais a laser) com
soluções para capturar, administrar e conectar as informações. Face à migração acelerada
para o digital, a Lexmark antecipou-se a essas mudanças desde 2007 – com o
lançamento dos equipamentos multifuncionais e aquisição de empresas de software
–, e agora amplia a oferta de soluções completas na área corporativa. São não
apenas soluções de impressão, mas soluções end-to-end,
que abrangem todo o mundo de informações (estruturadas ou não) de empresas ou
instituições, de grande ou pequeno porte.
A nova linha de 21
equipamentos, que chega ao mercado, por exemplo, integra-se a diversas soluções
embarcadas próprias, que permitem
tanto transferir informações online, como capturar e organizar esses dados e
integrá-los a qualquer sistema de gestão (ERP). A empresa, que já possuía histórico de criar soluções baseadas nos dispositivos
multifuncionais, acelerou a expansão na área de software e soluções end-to-end, tornando-se a única empresa
do setor a atuar, simultaneamente, em gestão de conteúdo, gerenciamento de
processos e gerenciamento de impressão, atendendo as empresas em todas as suas
demandas.
“A Lexmark se
reinventou no mercado de impressões, que parou de crescer em função da migração
para o digital. Passamos a comercializar soluções focadas em conectar
informações impressas e digitais não estruturadas, ou seja, aquelas que não
estão integradas
ao computador, a fim de permitir a integração desses dados e ajudar as empresas
na gestão dos negócios”, explica Ronaldo Foresti, Vice-Presidente e Gerente
Geral da Lexmark para América Latina e Ásia. Ele lembra que, segundo o
Instituto Forrester, 80% das informações das empresas estão em formato
não-estruturado, o que inclui contratos e correspondências, entre outros dados.
Do total da receita
mundial da Lexmark, que foi de US$ 3,8 bilhões em 2012, 20% já provêm da área
de soluções, e a previsão de Ronaldo Foresti é que este percentual irá
atingir 50% nos próximos cinco anos.
Carlos Eduardo Bretos, Vice-Presidente e Gerente-Geral para a América
Latina, destaca a importância das aquisições de empresas de software, como da
Perceptive. “Com a aquisição da Perceptive, a Lexmark passou a falar de gestão
do conteúdo em qualquer formato, e não apenas ligado à impressão ou gestão de
papel”, observa Bretos. Os documentos impressos, em sua avaliação, continuarão
a coexistir com o digital, mas o desafio está em gerenciar tudo isso de forma
eficiente, principalmente porque hoje a informação
impressa, digital e os processos estão desconectados e não são administrados.
De grandes bancos, a
corporações do setor industrial e do varejo, escolas e universidades, hospitais
ou órgãos governamentais, a Lexmark tem soluções e equipamentos customizados para
cada setor, e instalados em empresas líderes. Está presente em oito dos dez
maiores bancos do País, e em três dos cinco maiores do varejo. Com suas
soluções e hardwares, por exemplo, é possível abrir uma conta em um banco em
apenas 15 minutos, processo que, realizado manualmente, podia levar até três
dias. Na área de saúde, suas soluções cumprem o difícil desafio de transmitir
imagens médicas.
O fato de conhecer a
fundo os clientes – destaca Carlos Bretos – permite oferecer soluções
customizadas, especialmente criadas para solucionar os problemas de cada
companhia. O fato de a Lexmark desenvolver, internamente, suas soluções e
também fabricar seus equipamentos – sem terceirização – dá maior flexibilidade
para atender essas demandas, ao mesmo tempo em que assegura a melhor qualidade.
Em função do seu
conjunto de serviços, soluções e equipamentos, a Lexmark vem ocupando posição
de liderança em diversos segmentos. Detém a liderança no mercado corporativo de
equipamentos multifuncionais a laser (MFP), com 30% de participação, e lidera o
segmento de MPS (Managed Printed Solutions), ou serviços de impressão
gerenciada, com 43% de participação nos contratos de outsourcing no Brasil,
segundo pesquisa anual de uma renomada empresa de pesquisa de mercado. Segundo
a pesquisa, entre os fabricantes de equipamentos de impressão, a Lexmark foi a
companhia que mais ganhou market share nos
últimos anos no segmento de MPS no Brasil. Também é líder em termos de
capacidade global em captura, transferência e impressão.
Desde 2010 a Lexmark vem adquirindo empresas de
software que oferencem ao mercado diferentes soluções para completar a sua
oferta end-to-end. As empresas adquiridas pela Lexmark na área de softwares são:
Perceptive, Pallas Athena, Brainware, Isys, Nolij,AccessVia, Twistage e Acuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário