soluções inovadoras

soluções inovadoras

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Lexmark muda posicionamento e amplia negócios na área de soluções

A Lexmark International, Inc, (NYSE: LXK), uma das maiores companhias do setor de Tecnologia e referência global em produtos, softwares e serviços de impressão e imagem, promove uma verdadeira revolução neste mercado, ao aliar a comercialização de equipamentos (multifuncionais a laser) com soluções para capturar, administrar e conectar as informações. Face à migração acelerada para o digital, a Lexmark antecipou-se a essas mudanças desde 2007 – com o lançamento dos equipamentos multifuncionais e aquisição de empresas de software –, e agora amplia a oferta de soluções completas na área corporativa. São não apenas soluções de impressão, mas soluções end-to-end, que abrangem todo o mundo de informações (estruturadas ou não) de empresas ou instituições, de grande ou pequeno porte.

A nova linha de 21 equipamentos, que chega ao mercado, por exemplo, integra-se a diversas soluções embarcadas próprias, que permitem tanto transferir informações online, como capturar e organizar esses dados e integrá-los a qualquer sistema de gestão (ERP). A empresa, que já possuía histórico de criar soluções baseadas nos dispositivos multifuncionais, acelerou a expansão na área de software e soluções end-to-end, tornando-se a única empresa do setor a atuar, simultaneamente, em gestão de conteúdo, gerenciamento de processos e gerenciamento de impressão, atendendo as empresas em todas as suas demandas.

“A Lexmark se reinventou no mercado de impressões, que parou de crescer em função da migração para o digital. Passamos a comercializar soluções focadas em conectar informações impressas e digitais não estruturadas, ou seja, aquelas que não estão integradas ao computador, a fim de permitir a integração desses dados e ajudar as empresas na gestão dos negócios”, explica Ronaldo Foresti, Vice-Presidente e Gerente Geral da Lexmark para América Latina e Ásia. Ele lembra que, segundo o Instituto Forrester, 80% das informações das empresas estão em formato não-estruturado, o que inclui contratos e correspondências, entre outros dados.

Do total da receita mundial da Lexmark, que foi de US$ 3,8 bilhões em 2012, 20% já provêm da área de soluções, e a previsão de Ronaldo Foresti é que este percentual irá atingir 50% nos próximos cinco anos.

Carlos Eduardo Bretos, Vice-Presidente e Gerente-Geral para a América Latina, destaca a importância das aquisições de empresas de software, como da Perceptive. “Com a aquisição da Perceptive, a Lexmark passou a falar de gestão do conteúdo em qualquer formato, e não apenas ligado à impressão ou gestão de papel”, observa Bretos. Os documentos impressos, em sua avaliação, continuarão a coexistir com o digital, mas o desafio está em gerenciar tudo isso de forma eficiente, principalmente porque hoje a informação impressa, digital e os processos estão desconectados e não são administrados.

De grandes bancos, a corporações do setor industrial e do varejo, escolas e universidades, hospitais ou órgãos governamentais, a Lexmark tem soluções e equipamentos customizados para cada setor, e instalados em empresas líderes. Está presente em oito dos dez maiores bancos do País, e em três dos cinco maiores do varejo. Com suas soluções e hardwares, por exemplo, é possível abrir uma conta em um banco em apenas 15 minutos, processo que, realizado manualmente, podia levar até três dias. Na área de saúde, suas soluções cumprem o difícil desafio de transmitir imagens médicas.

O fato de conhecer a fundo os clientes – destaca Carlos Bretos – permite oferecer soluções customizadas, especialmente criadas para solucionar os problemas de cada companhia. O fato de a Lexmark desenvolver, internamente, suas soluções e também fabricar seus equipamentos – sem terceirização – dá maior flexibilidade para atender essas demandas, ao mesmo tempo em que assegura a melhor qualidade.

Em função do seu conjunto de serviços, soluções e equipamentos, a Lexmark vem ocupando posição de liderança em diversos segmentos. Detém a liderança no mercado corporativo de equipamentos multifuncionais a laser (MFP), com 30% de participação, e lidera o segmento de MPS (Managed Printed Solutions), ou serviços de impressão gerenciada, com 43% de participação nos contratos de outsourcing no Brasil, segundo pesquisa anual de uma renomada empresa de pesquisa de mercado. Segundo a pesquisa, entre os fabricantes de equipamentos de impressão, a Lexmark foi a companhia que mais ganhou market share nos últimos anos no segmento de MPS no Brasil. Também é líder em termos de capacidade global em captura, transferência e impressão.  

Desde 2010 a Lexmark vem adquirindo empresas de software que oferencem ao mercado diferentes soluções para completar a sua oferta end-to-end. As empresas adquiridas pela Lexmark na área de softwares são: Perceptive, Pallas Athena, Brainware, Isys, Nolij,AccessVia, Twistage e Acuo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário